22 de maio de 2015

Maze Runner - Prova de Fogo por James Dashner

Livro II

Autor: James Dashner
Editora: V&R
ISBN: 9788576832997
Ano: 2011
Páginas: 400
Classificação:   
O Labirinto foi só o começo... o pior está por vir. Depois de superarem os perigos mortais do Labirinto, Thomas e seus amigos acreditam que estão a salvo em uma nova realidade. Mas a aparente tranquilidade é interrompida quando são acordados no meio da noite por gritos lancinantes de criaturas disformes – os Cranks – que ameaçam devorá-los vivos.
Atordoados, os Clareanos descobrem que a salvação aparente na verdade pode ser outra armadilha, ainda pior que a Clareira e o Labirinto. E que as coisas não são o que aparentam. Para sobreviver nesse mundo hostil, eles terão de fazer uma travessia repleta de provas cruéis em um meio ambiente devastado, sem água, comida ou abrigo.
Calor causticante durante o dia, rajadas de vento gélido à noite, desolação e um ar irrespirável – no Deserto do novo mundo até mesmo a chuva é a promessa de uma morte agonizante. Eles, porém, não estão sozinhos – cada passo é espreitado por criaturas famintas e violentas, que atacam sem avisar.
Manipulação, mentiras e traições cercam o caminho dos Clareanos, mas para Thomas a pior prova será ter de escolher em quem acreditar.

Todo mundo que acompanha o blog já sabe, que essa trilogia era uma que eu necessitava acabar o mais rápido possível. O primeiro livro, me fez surtar mil vezes, e ele entrou facilmente na minha lista de favoritos (você pode acompanhar a resenha aqui). E eu ansiava ler as continuações assim que surgisse um tempo livre na minha vida rs. E finalmente consegui ler "A Prova de Fogo" e exatamente como o primeiro, ganhou um espaço especial nos meus favoritos.
No final do primeiro livro, enquanto eles estão sendo levados a esse alojamento, uma pessoa dá um leve resumo a Thomas, sobre o que aconteceu com o mundo. Thomas então descobre que o mundo em que viviam antes, foi destruído por explosões solares, que alteraram drasticamente o clima, e ajudou no desenvolvimento do "Fulgor" (que era uma doença que levavam os humanos a loucura).
O segundo volume dessa saga, começa com todos os sobreviventes dos Labirinto já em um alojamento, onde eles pensavam estar em segurança. Teresa por ser uma menina, é a única que fica separada de todos os outros. Mas ela e Tom, continuam conseguindo conversar telepaticamente. 
Já num jeito Dashner de sempre, logo nas primeiras páginas, o autor já nos deixa loucos e confusos. Thomas não consegue mais se comunicar com Teresa, eles perdem o contato e ele sente como sua uma parte dele tivesse sido arrancada. O menino desconfia que algo errado estava acontecendo, e no meio de uma noite, ele acorda e vê todos os seus companheiros, acordados, atordoados com medo. Nas janelas, que estavam com grades, haviam do lado de fora "Cranks" (humanos que contraíram a doença Fulgor)  que os ameaçavam de morte. 
Novamente milhões de questionamentos surgem no nosso cérebro, e faz com que os leitores se sintam junto com Tom e seus amigos, enfrentando aquela situação terrível, em busca de respostas, que parecem não chegarem nunca. 
Quando os meninos resolvem procurar Tereza, eles vão até onde teoricamente ela deveria estar e encontram um menino, chamado Aris, que diz ter participado também do labirinto, das lutas contra os verdugos, só que nenhum dos clareanos se lembram dele. E para piorar Aris diz que no grupo dele, só tinham meninas e que ele foi o último a chegar, também com o bilhete na mão dizendo que ele era o último para sempre. Ou seja, toda a história que Tom e os clareanos viveram, Aris e o seu grupo de meninas também viveu, o curioso é que aconteceram exatamente as mesmas coisas com os dois grupos. 
Olha quanta coisa já aconteceu e isso é em apenas 100 páginas, ainda faltando mais 300 a frente. Haja coração e fôlego para aguentar isso tudo. Dashner com essa saga se tornou um dos meus autores favoritos. Ele sabe muito bem brincar com as emoções do leitor. E como se isso tudo já não fosse suficiente para nos fazer pirar, no meio do alojamento aparece um velho (com cara de rato), que é da equipe da CRUEL e lhe diz que eles fazem parte de um experimento, de uma organização do governo, que está tentando encontrar uma solução para o Fulgor. O labirinto tinha sido a fase 1 e eles agora, estavam prestes a começar a fase 2, que era atravessar um terrível deserto, com perigos ainda piores que os verdugos. 
SIM!SIM!SIM!SIM!... esse Dashner não é normal, acho ele um pouco psicopata, e quem me conhece de verdade sabe como amo essas histórias cruéis e assustadoras. Maze Runner definitivamente não é coisa de criança. Se você ainda não começou a ler essa saga por medo de achar infantil, pode começar a ler JÁ, porque eu te garanto que essa história é bem macabra e CRUEL (hehe). Afinal, o que não falta no livro todo é morte feia, ou mutilações.  
Eu achei esse volume ainda melhor que o primeiro. Encontramos de tudo, ação, terror, aventura, amizade, traição, romance !! TUDO. Então eu imploro a vocês, LEIAM! URGENTE! 
OBS: Não vejam o filme, ele vai estragar tudo...


8 comentários

  1. Li esse livro recentemente, mas ainda não consegui assimilar as ideias para fazer uma resenha. O segundo livro é muito bom também! Não achei fraco com as pessoas disseram, Dashner é doido, certeza que tem uns parafusos a menos hahaha
    Certeza que no filme vão mudar MUITA coisa e acho que vai seguir a linha do primeiro, mesmo que modifiquem as coisas espero que ainda seja bom.
    Tudo que Motiva | Participe do nosso TOP Comentarista ♥

    ResponderExcluir
  2. Interessante o resumo d o livro.
    Meninas tem Sorteio no blog,e tutorial de maquiagem,espero vocês.
    http://www.lumakes.com.br/2015/05/sorteio-kit-beleza.html

    ResponderExcluir
  3. Então, Diego, a resenha está ótima, deu bem pra sentir toda a sua empolgação rs. E te entendo em parte. Quando li o Correr ou Morrer fiquei loucamente apaixonada pelo livro. Tem um ritmo insano e demonstra uma destreza de escrita inimaginável do Dashner. Eu mal podia esperar para ler o Prova de Fogo, mas no final das contas, ao contrário de você, eu sai muito decepcionada. Não gostei quase nada do livro. Achei muita enrolação, o ritmo mais lerdo, a história confusa e o final um saco. Sinceramente, pra quê aquele romance todo, aquela babação inútil e desnecessária? Sei que você gostou do livro, mas pra mim ele não funfou T.T

    ResponderExcluir
  4. Tudo bem, eu li a resenha beeem por cima e com medo de spoiler, porque ainda não li o primeiro livro. E nem vi o filme. Sério que assistir estraga tudo? Eita, então já sei que vou ler primeiro antes de assistir. Bom que hoje eu tinha pensado "vou ver Maze Runner", mas ainda bem que vim aqui antes. kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Olá, Diego.
    Estou louco para ler essa série e a sua resenha só me deixou ainda mais entusiasmado. Fico feliz em que o autor tenha caprichando tanto na obra e que seja um tanto psicopata. Eu adoro autores assim! haha
    Excelente resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  6. Oi Diego! Sempre quis ler a série só que nunca tive a oportunidade. Confesso que gostei do filme do primeiro livro, mas isso porque nunca li o livro e não sei como me sentiria em relação a ele se tivesse. Minhas opiniões variam muito com isso, como aconteceu com a série TMI e o filme que odiei, mas enfim...Espero ler logo, sua resenha me motivou ainda mais!

    ResponderExcluir
  7. Confesso que não conhecia a série e nem o filme, gostei da resenha, mas primeiro quero assisti ao filme, gostando, então vou ler todos os livros.

    ResponderExcluir
  8. Diogo!
    Não li ainda nenhum dos livros da série, uma pena.
    Porém um livro que tem "ação, terror, aventura, amizade, traição, romance !! TUDO." só pode ser atrativo e muito bom.
    “Os homens não desejam aquilo que fazem, mas os objetivos que os levam a fazer aquilo que fazem.”(Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥