7 de maio de 2014

Praticamente Inofensiva por Douglas Adams

Livro V

Autor: Douglas Adams
Editora: Sextante
ISBN: 8575422537
Ano: 2006
Páginas: 206
Classificação: 
Os anos mais conturbados como um viajante solitário já haviam passado. Arthur Dent se resignara à nova condição e se acostumara à vida pacata e relativamente feliz como Fazedor de Sanduíches em Lamuella. Conquistara até um certo prestígio junto aos habitantes locais e fazia disso um bom argumento para continuar por lá. Ao mesmo tempo, Ford Prefect via-se num conflito profissional ocasionado pela repentina venda do Guia do Mochileiro das Galáxias para outra editora. Sem compreender o funcionamento do novo Guia – que passara a se "comportar" de forma estranha – e não gostando nem um pouco de seu novo cargo como crítico de restaurantes, Ford se mete em alucinantes roubadas para não sair prejudicado (e para obter algum lucro, é claro). Em outro ponto do Universo, Tricia McMillan havia feito fama intergaláctica como repórter e levava uma rotina razoavelmente satisfatória, até um pequeno planeta chamado Rupert ser descoberto e tudo começar a dar estranhamente errado em sua vida. Espalhados pelos mais insondáveis cantos da Galáxia, Arthur, Ford e Tricia iam tocando suas vidas da melhor forma que podiam, mas tudo se complica novamente quando eles se reencontram. Tentando manter a sanidade e salvar a si mesmos, eles acabam assistindo juntos ao inevitável destino da Terra. Com reviravoltas surpreendentes, Praticamente Inofensiva traz aguardadas respostas, lança novas perguntas e, acima de tudo, faz o leitor lamentar o fim da saga de Dent e seus companheiros. Com um novo olhar sobre seu próprio trabalho, Douglas Adams amadureceu os personagens e a habilidade de criar situações cômicas para criticar a sociedade. Ele se aproveita da trama para discutir as relações de trabalho, as políticas corporativas, as questões éticas da modernidade e as novidades tecnológicas. Mas ainda consegue superar sua capacidade de nos fazer rir de nossas próprias atitudes. Usando e abusando da mesma imaginação ilimitada que demonstra nos livros anteriores, Adams apresenta em Praticamente Inofensiva uma Mistureba Generalizada de Todas as Coisas que fizeram da coleção um grande sucesso ao redor da Borda Ocidental desta Galáxia.

Finalmente chegamos ao "gran finale" de uma das sagas mais cultuadas... nerds... e loucas que já existiu neste mundo.
Confesso que no início achei o livro meio chato. Estava começando a ficar decepcionada com Douglas Adams e achando que este volume nada tinha a acrescentar a história. Estava parecendo que seria um sin off apenas para os fãs da série poderem matar a saudade de seus personagens, já que pelo que consta, este livro foi lançado bem depois dos outros quatro exemplares.
Porém, conforme você vai lendo o livro, percebe que é simplesmente G.E.N.I.A.L!

Não se enganem. No início, temos Ford Perfect, Trillian e Arthur Dent vivendo história completamente separadas, que aparentemente não tem nada a ver uma com a outra.

Mas a genialidade de Douglas Adams é tão grande, que o que você achava que eram histórias aleatórias, em determinado momento se encontram e todas as respostas que ficaram faltando são explicadas.
É claro que, se você pensa que terá aquele personagem bonzinho que irá lhe entregar todas as respostas de bandeja, esqueça! Com Douglas Adams tudo esta interligado, mas você vai precisar gastar alguns neurônios para poder juntar as peças e chegar a conclusão... e quando aquela luz acender no seu cérebro, duas coisas passarão pela sua cabeça:
1. A Natália tinha razão; esse cara é um gênio!
2. Definitivamente ele não pode ter escrito essa obra sóbrio.

O que ela tem de genial tem de louca. Ás vezes fica até difícil acompanhar a linha de raciocínio (se é que existe alguma...) dos personagens em alguns trechos desta obra.
Diálogos entre Ford Perfect e Arthur Dent são verdadeiros desafios...
Você é nerd? Então, precisa ler esta série.
Tá a fim de algo diferente de tudo que você já leu na sua vida? Então corra pra ler esta série!

No mais, se você já leu esta série e tem a ligeira impressão de que não entendeu o final, você pode entrar em contato comigo ou procurar a resposta explicadinha em um dos milhares de fóruns que existem na internet e que discutem o final desta série.
Mas vou logo avisando aos espertinhos: não adianta nada ler só este livro e achar que vai entender. Você precisa de informações que foram dadas nos outros livros da série (e que até então, você muito provavelmente não tinha dado a mínima, pois achava que aquilo era insignificante para a história principal) para juntar as peças do quebra-cabeça e entender o final.

Boa sorte e lembre-se: Não entre em pânico! Ou melhor... Entre em Pânico! Afinal, você esta se preparando para entrar no time dos órfãos de Douglas Adams. E no momento que você fechar o livro, perceberá que o Universo nunca mais será o mesmo para você...

14 comentários

  1. Oi, Natália
    Depois das suas resenhas, estou louca para ler essa série. Acho que vou gostar muito.

    ResponderExcluir
  2. Concordo, que é apaixonante, agarre sua toalha e não entre em pânico porque o mundo está aberto para as loucuras da mente.
    Também acho a série ótima, mas confesso que fiquei um pouco triste com o último livro porque eu adoro o anterior e eu estava esperando um BOOM! E eu fiquei com um Boom.

    Faz parte...

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Realmente a estória é louca demais. Tem certos momentos durante a leitura que amei a escrita e a estória. Mas certos momentos me senti boiando e chateada com certas cenas descritas. Mais valeu a experiência. Foi um bom aprendizado. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente não posso opinar muito sobre o livro, já que não li os primeiros. Mas lendo a sua resenha tenho quase certeza que não curto muito.:-\

    ResponderExcluir
  5. Sua resenha está perfeita <3

    Ainda não li os livros, mas agora só por saber dessa coisa que tem que ler todos os livros pra entender, simplesmente amei, adoro series assim, que vcs tem que ter um raciocínio pra poder entender direito .

    Louca pra ler a série*--*

    ResponderExcluir
  6. Natália!
    Bom quando uma série de ficção termina a contento do leitor.
    Acredito que o livro começou um tanto chato para trazer o ápice do grand finale.
    Confesso que apesar de ser apreciadora de ficção, não tive oportunidade de ler a série, mas tenho muita vontade.
    Boa resenha.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Natália
    acompanhei todas resenhas. Antes não dava muita atenção para série, pensava que poderia ser meio bobinho, mas agora estou super curiosa. Aguardando uma promoção para comprar.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. OI Natália,

    Fica difícil opinar, pois realmente nao li os livros anteriores. Mas tenho a leve impressão que não sou nerd o suficiente para entender ficção, rss. Mesmo não sendo a minha praia, sua resenha deixa os leitores com aquela vontade de ler e saber o que o cara tem de tão genio.

    ResponderExcluir
  9. Esta série não é do meu interesse.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. A série já está em minha lista de leitura faz um tempo. Agora fiquei com mais vontade ainda de ler!

    ResponderExcluir
  11. eis uma das series mais geniais que já li na vida. Não só pela criatividade como pelas criticas escondidas em tons de humor.

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li, mas pretendo. Quando eu não sei já que tem que ter um momento ideal ou possivelmente me entediarei com a leitura. Mas acho difícil com tantas adorações e fãs que a saga tem.

    ResponderExcluir
  13. Parece mesmo ser genial \o/
    O livro deve ser um dos melhores... e quero ler em breve =)
    Sei que vou me encantar por toda essa história e o livro provavelmente se tornará um dos meus favoritinhos, hehe. Agora é aguardar a oportunidade de fazer a leitura.

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nada do autor, muito menos da série :/
    Não sei se tenho interesse em ler tuuudo tudo, mas pelo menos um pra poder formar minha opinião eu tenho vontade de ler sim ^^

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥